Tower Bridge
Fotos: Romulo Seitenfus
No final do seculo XIX, a parte leste de Londres (o East End) tinha crescido rapidamente e uma nova travessia sobre o Rio Tâmisa se mostrava fundamental. A estreita ponte de Londres era usada diariamente por mais de 20.000 veículos. Um túnel já havia sido cavado entre as duas margens, mas só era próprio para o uso de pedestres. Um comitê foi formado no ano de 1876 para decidir a forma da nova ponte e, mais de 50 sugestões foram levantadas. A opção vencedora foi a do arquiteto Horace Jones, com um projeto que consistia numa ponte cuja pista era levantada por duas básculas.
O projeto de Jones tinha um modus operandi demasiado medieval e as básculas seriam levantadas por correntes. O projeto foi revisado em conjunto com John Wolfe-Barry (cujo pai tinha sido arquiteto na construção do Parlamento e o mecanismo escolhido acabou por consistir num sistema hidráulico sendo impulsionado por água pressurizada, que por sua vez seria bombeada por máquinas a vapor. Com a morte de Jones, Wolfe-Barry deu às torres um estilo mais aproximado ao vitoriano gótico e suas básculas abrem como uma ponte levadiça de um castelo.
A construção da ponte começou em 1886 contando com a ajuda de mais de 400 operários. Uma forte estrutura de aço suportando as duas torres, que têm 65 metros de altura. Elas foram revestidas por granito vindo da região de Cornwall e pelas pedras de Portland (que também foram usadas em larga escala após o Grande Incêndio de Londres em 1666 para corresponder à exigência de que a ponte ficasse parecida com a Torre de Londres. Devido ao tráfego sobre o Tâmisa, as torres foram construídas uma por vez, e até suas básculas foram construídas na posição vertical.
Uma dupla de passarelas (uma para ida e outra para volta) foi construída ligando as duas torres, com o objetivo de facilitar o tráfego de pedestres.
A ponte foi inaugurada em 1894, com a presença do então Príncipe de Gales, Eduardo VII.
Atualmente a Tower Bridge continua sendo de grande importância para o tráfego londrino, fazendo parte de um dos mais importantes corredores de tráfego da cidade, o London Inner Ring. Suas passarelas foram fechadas, e hoje abrigam a Tower Bridge Experience, uma exposição permanente sobre a história da ponte.
Suas básculas não mais dependem das máquinas a vapor, um moderno sistema eletrônico é responsável por essa tarefa. Contudo, o antigo mecanismo ainda pode ser visto, na antiga sala de máquinas da ponte.
Um clima romântico ecoa nesse lugar incrível. Um ponto perfeito para viver uma cena de amor.
Fotos: Romulo Seitenfus
Nenhum comentário:
Postar um comentário