Paris
Arco do Triunfo
Projetado por Jean Chalgrin, o Arco do Triunfo é o segundo monumento mais apreciado pelos parisienses, perdendo somente para a Torre Eiffel. Construído em comemoração às vitórias militares de Napoleão Bonaparte, o imperador ordenara a construção em 1806, embora não pôde vê-la concluída. Napoleão faleceu em 05 de maio de 1821 e a “encomenda” foi inaugurada somente em 1836. Dentre a rota no funeral do imperador, o carro fúnebre passou pelo Arco do Triunfo, antes de as cinzas de Napoleão serem transferidas para o Museu dos Inválidos. A demora da obra se deu ao fato de uma interrupção ocasionada pela derrocada do Império em 1815.
O Arco possui 50 metros de altura e 45 metros de largura. É o ponto de cerimônias militares e governamentais.
Em estilo romano, trinta medalhões localizados sob a bela cornija, fazem referência às importantes batalhas travadas pelo exército francês.
O friso retrata a partida (fachada leste) e o retorno (fachada oeste) das tropas imperiais, lembrando as batalhas das diversas regiões do continente europeu.
Na fachada leste, os baixos relevos aludem à batalha de Aboukir e à morte do general Marceau. À esquerda, situa-se o Triunfo de Napoleão. O alto relevo de Cortot representa a conquista napoleônica, alcançados pela celebração do Tratado de Viena, em 1810. À direita, a Partida dos Voluntários de 1792 (obra de François Rude) defende a revolucionária República. A guerreira mulher representa a liberdade, comandando o povo francês.
No interior dos arcos menores, há alegorias à marinha, à infantaria e às outras guarnições. Constam gravados inúmeros nomes de importantes oficiais franceses, assim como diversas localidades nas quais se travaram decisivas batalhas no âmbito do expansionismo francês. No solo, situa-se o memorável Túmulo do soldado desconhecido. As cinzas do combatente morto durante os sangrentos conflitos da Primeira Guerra Mundial, estão guardadas e veladas desde 1920. Todas as noites é acesa a chama de fogo e flores são levadas diariamente.
Situado na Avenida Champs Élysées, o Arco do Triunfo é visitado por pessoas do mundo inteiro.
Foto: Romulo Seitenfus
Nenhum comentário:
Postar um comentário