segunda-feira, 7 de março de 2011

Londres - Big Ben






Londres

Big Ben

Fotos: Romulo Seitenfus

O maior símbolo de Londres junto ao Palácio de Westminster está localizado às margens do Rio Tâmisa. O relógio começou a marcar as horas após a reconstrução do palácio de Westminster original, destruído por um incêndio em 1834. A concorrência para reerguer o palácio foi conflituosa, resultando em processos judiciais entre os que queriam ter o privilégio de construir uma nova sede parlamentar. Inaugurado no dia 31 de maio de 1859, a primeira vez que o sino soou foi pouco depois, no dia 11 de julho do mesmo ano. O instrumento da época pesava mais de 13 toneladas. O nome Big Ben possui várias versões. A homenagem a Sir Benjamin Hall, ministro de obras públicas da Inglaterra no período é uma delas. Outra versão se diz que deve ao campeão de boxe peso-pesado Benjamin Caunt. De fato, ainda não se sabe a inspiração da maior denominação turística do Reino Unido.
A história apresenta significativas controvérsias. Semanas após a inauguração, o sino parou e o arquiteto Charles Barry e o relojoeiro Edmund Becket Denison, seus executores, foram a público para se culparem mutuamente. Eles salientavam os atrasos e as despesas orçamentárias extras que representou a obra. Poucas semanas depois, o sino parou novamente e de novo Barry e Denison se culparam, da mesma forma que quando mais adiante o grande sino sofreu uma rachadura, aparentemente porque o badalo que batia para marcar as horas era grande demais. O jornal inglês The Times reproduziu por uma década inteira, fragmentos de cartas em que os leitores opinavam sobre o Big Ben: se uns protestavam contra o barulho, outros reclamavam por achar que o som das badaladas não era suficientemente imperial.
Mesmo com tantas frustrações, a beleza do Big Ben não deixou de ser um ícone na historia de Londres. Tanto que, Barry terminou com o título de Sir e Denison com o de Lorde que assumiu o controle da reconstrução do Parlamento Benjamin Hall, cujo nome, segundo alguns historiadores, é realmente a origem do termo Big Ben. A Clock Tower tem a altura de 96 metros e cada uma das quatro esferas do relógio, compostas por 312 peças individuais de cristal, um diâmetro de 7 metros. Os ponteiros que marcam os minutos em cada uma das esferas eram originalmente de ferro, mas, por serem pesados demais, foram substituídos pelo cobre.
A torre do relógio Big Ben fica deslumbrante durante a noite quando as quatro faces do relógio são iluminadas. Quando o Parlamento se encontra com sessão em andamento, uma luz especial acima da face é acesa.
O relógio raramente parou de funcionar. Até mesmo durante o bombardeamento de Londres e da Casa do Parlamento na Segunda Guerra Mundial, a torre do relógio sobreviveu e o Big Ben continuou marcando as horas. As badaladas do sino Big Ben foram primeiramente mostrada na televisão no dia 31 de dezembro de 1923 e hoje em dia continuam sendo transmitidas.








Fotos: Romulo Seitenfus

Nenhum comentário:

Postar um comentário