segunda-feira, 7 de março de 2011

Paris - Museu do Louvre

Paris

Museu do Louvre




Fotos: Romulo Seitenfus

O maior e mais famoso museu do mundo localiza-se no centro de Paris, entre o Rio Sena e a Rue de Rivoli. É onde se encontram as maiores obras de arte do mundo, como a Monalisa, a Vénus de Milo e a Vitória de Samotrácia. Enormes coleções de relíquias egípcias, greco-romanas e etrusca, islâmica e decorativa, esculturas, gravuras e desenhos. Na pintura, grandes artistas como Ticiano, Michelangelo, Goya, Rubens, Rembrandt e Da Vinci, são apreciados através de suas obras imortalizadas. O museu abrange oito mil anos da cultura e da civilização Oriental e Ocidental.
Hoje gerido pelo estado francês através da Réunion des Musées Nationaux, O primeiro real Castelo do Louvre neste local foi fundado por Filipe II em 1190, como fortaleza para defender Paris a oeste contra os ataques dos Vikings. Um século mais tarde, Carlos V transformou-o em palácio, mas Francisco I e Henrique II rasgaram-no para baixo para construir um palácio real. As fundações da torre original da fortaleza estão sob a Salle des Cariatides (Sala das Cariátides). Mais tarde, reis como Luís XIII e Luís XIV também deram contribuições notáveis para a feição do atual Palácio do Louvre, com a ampliação do Cour Carré e a criação da colunata de Perrault.As transformações nunca cessaram na sua história, e a antiga fortaleza militar medieval acabaria por se tornar um colossal complexo de prédios, hoje devotados inteiramente à cultura. Dentre as mais recentes e significativas mudanças, desde o lançamento do projeto "Grand Louvre" pelo presidente François Mitterrand, estão a transferência para outros locais de órgãos do governo que ainda funcionavam na ala norte, abrindo grandes espaços novos para exposição, e a construção da controversa pirâmide de vidro desenhada pelo arquiteto chinês I. M. Pei, bem ao centro do pátio do palácio, por onde se faz agora o acesso principal. O Arquiteto foi premiado com o projeto e propôs uma pirâmide de vidro para o pátio central. A pirâmide e seu átrio subterrâneo, foi inaugurado em 15 de outubro de 1988. A segunda fase do plano do Grand Louvre, La Pyramide Inversée ( A Pirâmide invertida) foi concluída em 1993. A partir de 2002, o atendimento dobrou desde a sua conclusão.
O acervo do Museu do Louvre possui mais de 380 mil itens e mantém em exibição permanente mais de 35 mil obras de arte, distribuídas em oito departamentos. A seção de pintura é a segunda maior do mundo, logo atrás da doe Museu Hermitag, com quase 12 mil peças, sendo que delas 6 mil estão em exposição permanente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário