segunda-feira, 7 de março de 2011

Paris - Torre Eiffel





Torre Eiffel

Fotos: Romulo Seitenfus
O monumento pago mais visitado do mundo está localizado no Champs de Mars, em Paris. O governo francês, no século XIX, estabeleceu um concurso que elegera o símbolo da Exposição Mundial realizada em 1889, em comemoração ao Centenário da Revolução Francesa. Mais de 100 designers submeteram-se ao julgamento, e o Comitê do Centenário escolheu o projeto do Engenheiro Gustave Eiffel.

Inaugurada em 31 de março daquele ano, a torre media 300 metros de altura e pesava 7.000 toneladas, Hoje, devido às antenas de transmissão televisivas e radiofônicas, e aos restaurantes e lojas instaladas em suas estruturas, ela mede 324 metros e pesa 10.000 toneladas. Possui elevadores e escadarias, proporcionando aos visitantes uma bela panorâmica da Cidade Luz. Foi a estrutura mais alta do mundo desde a sua conclusão até 1930, quando destronada pelo Chrysler Building, de Nova York. Não incluindo as antenas de transmissão, a Torre é a segunda estrutura mais alta da França, atrás apenas do Viaduto de Millau, concluído em 2004.

Muito criticada, a “Velha Senhora”, como é conhecida, sofreu sérias ameaças, no decorrer da história, a ser desmontada por seus altos custos de manutenção. Graças ao fato de ser a responsável por manter as antenas de rádio e televisão, permaneceu intacta.
A "Dama de Metal" é iluminada por 352 projetores de 1000 watts contínuos e, todas as noites, a cada meia hora, apresenta um espetáculo de luzes com 20.000 lâmpadas de 800 luzes. As cintilações foram inicialmente projetadas para festejar a passagem ao ano 2000. Para tornar a dama ainda mais elegante, quatro focos de equipados canhões de lâmpadas Xenon com 6000 watts, giram em permanência no topo da torre mais apreciada do mundo.








Fotos: Romulo Seitenfus

2 comentários:

  1. Que lindas essas fotos amigo, nossa vi de outra maneira a mesma Torre que ja conhecia hahahahah pena que nao foi vc que tirou as minhas fotos né hahahah

    ResponderExcluir
  2. Que lindas fotos! Pena não ter visto pessoalmente!
    Talvez um dia....possa estar aí!
    Parabéns pelo belo trabalho!

    ResponderExcluir